Alguns mitos e verdades sobre Dietas


  • Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer

Verdade. É ilusão das pessoas acharem que pular refeições ou ficar longos períodos sem comer vai ajudar a emagrecer. Muito pelo contrário. Quando a pessoa fica muito tempo em jejum, chega com muita fome na próxima refeição e acaba comendo rápido, excedendo na quantidade e faz escolhas erradas. Além disso, quando a pessoa fica muito tempo sem comer aumenta o cortisol, que é um hormônio que armazena gordura. O ideal então é comer de 3 em 3 horas alimentos saudáveis em quantidades adequadas.

  •  Não jantar à noite ajuda a perder peso

Mito. Há uma crença de que jantar engorda, o que não é verdade se a pessoa souber preparar uma refeição equilibrada, composta de carnes magras, vegetais e pouco carboidrato, sendo estes integrais. Um comportamento bastante comum para quem tem o hábito de não jantar é ficar beliscando, ou seja, trocam uma refeição, que poderia ser completa, por torradas, excesso de frutas, lanches, salgadinhos, etc. Isso sim engorda.

  •  Comer carboidrato depois das 18h engorda

Sim! Se a pessoa optar por carboidratos simples, como pães e massas, em excesso. Esse comportamento promove aumento de peso.

Não! Se a pessoa optar por carboidratos de baixo índice glicêmico, como integrais, batata doce, mandioca, nas quantidades adequadas.

  • Chá verde ajuda a queimar caloria

Verdade. O chá verde tem na composição cafeína, que aumenta o metabolismo e promove quebra de gordura. Deve ser consumido durante o dia. Dica: é melhor fazer a infusão da erva do que comprar a bebida industrializada pronta. Consuma quatro xícaras por dia.

  •  Refrigerante diet está liberado para quem quer perder peso

Mito. O refrigerante não é indicado em nenhum caso por não conter substâncias benéficas para o corpo. Além disso, existe um estudo que diz que os açúcares falsos na bebida são mais doces que o açúcar de verdade e enganam o cérebro, que pensa que o açúcar real está a caminho. Quando as calorias não chegam, aciona um efeito cascata de sinais que interfere nos níveis de fome, saciedade e açúcar no sangue.

  •  Fazer aeróbico em jejum acentua a perda de peso

Mito. Comer antes de treinar ajuda a fornecer energia para realizar atividade física sem fadiga. Se a pessoa não se alimenta antes do exercício, a massa muscular passa a ser usada como energia, o que significa que ela até pode perder gordura, mas vai perder massa magra também.

  • 7. Pular refeições, como o café da manhã, ajuda a emagrecer

Mito. A exclusão do café da manhã (ou de qualquer outra refeição) faz com que a pessoa fique com muita fome durante o dia e tenha descontrole na velocidade de comer, na quantidade e qualidade da alimentação, optando por comidas mais calóricas, como frituras, alimentos açucarados e gordurosos. Estudos recentes relacionam a exclusão do café da manhã com o aumento do IMC (índice de Massa Corpórea).

  •  Beber mais de 2 litros de água por dia ajuda a emagrecer

Verdade. A água ajuda a equilibrar o corpo, eliminar toxinas e evita retenção de líquido.

Fonte: Revista Donna