Razões para Aprender A Tocar Violão


Aprender a tocar violão é inquestionavelmente uma terapia para o corpo e também para alma, produzindo inúmeros benefícios e uma extrema sensação de bem-estar.

 

  • Interação Social

Aprender a tocar um novo instrumento musical promove o desenvolvimento das relações sociais, através de atividades realizadas de modo coletivo, como festas, comemorações comunitárias, e eventos de um modo geral. Desta maneira, aprender a tocar violão irá possibilitar que você amplie seus círculos de amigos, tornando-o mais diversificado, e consequentemente transformará você em uma pessoa notavelmente mais popular e querida na roda de amigos.

  • Você pode se tornar em uma pessoa mais inteligente

Aprender a tocar violão causa um efeito terapêutico no cérebro, pois ocasiona um aperfeiçoamento de diversas habilidades humanas, dentre elas ressalta-se uma melhora na capacidade de leitura, além de desenvolver capacidade de concentração e memorização.

  • Desenvolvimento da Autodisciplina

Você naturalmente desenvolverá uma melhora significativa em sua disciplina, uma vez que você precisará dela para dominar o novo instrumento. Será necessário que você crie metas e horários pré-definidos para o aperfeiçoamento de suas habilidades como instrumentista, caso contrário, dificilmente você conseguirá evoluir nos acordes musicais.

  • Auxilia no combate ao estresse

Todos os seres humanos necessitam de dias de calmaria, e a música produz um imenso bem-estar aos seus ouvintes. Aprender a tocar violão irá promover uma sensação de relaxamento em seu corpo, pois as notas musicais produzem um sentimento de calmaria em sua mente.

  • Melhora seu Humor

Tocar um novo instrumento reativa o seu humor, tornando você uma pessoa visivelmente mais feliz.

  • Aumenta seus níveis de Autoestima

Após todo o processo inicial, no qual será necessário que você aplique horas do seu tempo para aperfeiçoar suas técnicas musicais, você terá alcançado um grande conquista que posteriormente irá provocar uma imensa sensação de realização, e isso fará você se sentir bem melhor consigo mesmo.

  • Desenvolvimento da sua criatividade

A prática para melhora contínua no seu desempenho como instrumentista musical lhe proporcionará uma evolução significativa na sua capacidade de imaginação e criatividade, por isso muitos artistas são também excelentes compositores.

  • Melhora no desempenho escolar

Diversas pesquisas comprovaram que alunos que aprendem e desenvolvem a habilidade de tocar um instrumento musical possui notas relativamente mais altas que os demais, pois como mencionado anteriormente aprender a tocar violão promove o desenvolvimento de muitas habilidades dos seres humanos.

  • Mantém a alma sempre jovial

Tocar um instrumento musical promove a interação entre os mais variados tipos de público, e ocasiona a interação social entre pessoas de diversas idades, todas elas unidas em prol de um mesmo objetivo, a música.

  • Superação de desafios

Se empenhar para aprender a tocar um instrumento musical motiva a superação constante de desafios, gerando uma evolução continuada do artista e de sua capacidade musical.

Fonte: GigaDicas Texto: Aline Garcez