Como abrir o seu primeiro negócio?


Abrir um negócio não é tarefa trivial, e não há uma fórmula mágica que garanta o sucesso para empreendedores de primeira viagem.

 

Quais passos devo seguir para abrir o meu primeiro negócio?

Veja alguns deles:

 

  •  Prepare-se

Abrir e gerenciar uma empresa depende de uma série de conhecimentos em diversas dimensões. O empreendedor precisa saber promover e vender seus produtos. Deve saber organizar as finanças e gerenciar pessoas. Isso sem falar dos conhecimentos técnicos requeridos pelo negócio em si, seja ele preparar comida, desenvolver software ou produzir equipamentos.  Além dos já tradicionais MBAs, existe uma variada oferta de cursos online, muitos deles gratuitos. Vale a pena procurar e investir tempo na preparação. Entre as opções, vale a pena pesquisar organizações como Coursera, Itunes U, Endeavor e escolas de negócio.

  • Desenvolva um plano de negócios

O próximo passo é a preparação de um plano de negócios. Essa etapa envolve a definição do negócio em si, análises de mercado, escolha de público-alvo, atributos dos produtos e serviços, modelo de receitas, entre outros. Adicionalmente, o plano de negócios deve conter o planejamento dos recursos necessários e análises financeiras e de investimentos. Trata-se de uma etapa não só de planejamento, mas de essencial aprendizagem sobre o mercado e o negócio em si.

  •  Busque recursos

Com o plano em mãos, o empreendedor terá a ciência de quais recursos serão necessários para o negócio funcionar. Os recursos são os ativos tangíveis (ex. equipamentos, instalações) e intangíveis (ex. pessoas, marca) que devem ser adquiridos ou desenvolvidos na organização. Para tanto, é necessário também definir a forma de financiamento – ou seja, saber quem vai pagar pelos recursos. Caso não seja o próprio empreendedor, será necessário atrair investidores ou captar dívidas. Aqui vale uma dica: não se esqueça que o capital de giro também requer investimentos!

  •  Coloque o barco na água

Com o empreendedor preparado, plano de negócios desenvolvido e recursos captados (dinheiro, equipe e equipamentos), já está na hora de começar as operações. A empresa deve ser formalmente registrada (comece essa atividade pelo menos três meses antes e conte com o apoio de um contador ou advogado), uma conta deve ser aberta em nome da empresa e toda a infraestrutura preparada. Nesse momento, concentre-se em buscar clientes e fornecer a eles a melhor experiência que conseguir. Boa sorte!

Fonte: Exame.com